ESTIMADOS ALUMNOS, DEFINITIVAMENTE ESTOY FUERA DEL COLEGIO. Les deseo buena suerte y RECUERDEN QUE EL ESTUDIO NO OCUPA ESPACIOS Email: estudiandoespanhol@gmail.com

miércoles, 22 de agosto de 2012

* > (103) GUIA PARA el Proyecto I. Científica. Autores: Equipo CAM

Normas técnicas para apresentação do trabalho científico:
I. A estrutura do trabalho científico contém as seguintes partes:
II. Capa
III. Folha de rosto
IVSumário
V. Lista de tabelas, figuras e/ou ilustrações
 Núcleo do trabalho:
VI. Introdução
VII.Desenvolvimento
VIII. Conclusão
IX. Aapêndice e/ou anexos


X. Bibliografia
XI. Capa inferior

A correta apresentação dos conteúdos de análise realizadas durante o Projeto Interdisciplinar constitui aspecto prioritário. Seguem, abaixo, as especificações para cada uma das partes do trabalho científico:

II. CAPA:
A capa inicial deve conter apenas três elementos: no alto da página o nome do colégio, em letras maiúsculas; bem no centro da página, o título do trabalho grifado; em baixo, o local e o ano. Considerando-se o nível de ensino em que o projeto se desenvolve, pode ser discutida a possibilidade de aceitarem-se ilustrações. A capa inferior não deverá comportar nenhum elemento.I
III. FOLHA DE ROSTRO:
A folha de rosto deverá apresentar, no alto, a identificação da escola e o nível de ensino. No meio da folha, o título completo do trabalho em negrito mais abaixo, à direita da folha, o nome completo dos autores do trabalho acompanhados dos respectivos números de chamada. Por último, ao pé da página, centralizado, o local e a data, respeitando-se as margens superior e inferior.

IV. SUMÁRIO:
O sumário fornece a enumeração das principais divisões que fazem parte do trabalho, indicando a página em que se localizam, , distribuídos da seguinte forma: à esquerda a numeração de cada uma das partes do trabalho; ao lado da numeração, o título de cada uma das partes e à direita a indicação da página correspondente.

V. LISTAS DE TABELAS, figuras ou ilustrações:
Devem ser elaboradas as respectivas listas indicativas, acompanhadas das páginas em que aparecem. Essas listas deverão ser colocadas logo após o sumário. Deve-se lembrar aqui que as tabelas, gráficos, figuras ou ilustrações devem sempre estar acompanhadas das respectivas legendas explicativas. Deve-se lembrar, ainda, que esses recursos não são auto-explicativos; requerem sempre a análise de seu conteúdo de forma a colaborar na análise do tema em questão.

VI. NÚCLEO DO TRABALHO:
Introdução: deve apresentar a proposta do trabalho, a justificativa de sua escolha, os objetivos que se espera atingir com ele e a metodologia que se será utilizada para seu desenvolvimento. A introdução, para trabalhos da natureza do Projeto Interdisciplinar, não deverão, normalmente, exceder o espaço de 1 lauda ( em média 35 linhas).

VII. CONTEÚDO: o desenvolvimento do trabalho pode ser expresso de várias maneiras, dependendo da orientação eleita pelo seu tutor.
Devem constar desta parte a apresentação dos dados a serem trabalhados, a estratégia de pesquisa utilizada, os resultados apurados, bem como a análise desses dados. Inclue-se aqui, obrigatoriamente, a discussão dos resultados expressos através das análises realizadas, discussão essa que deverá sempre, ser embasada pelas leituras que o aluno fez a respeito do tema. Não é permitido o uso da expressão “eu acho que...”, comumente chamada de teoria do “achismo”.Toda e qualquer discussão de análise de dados deve ter como referência as leituras que o aluno fez a respeito do tema. Portanto, o aluno deve utilizar argumentos para os resultados a que chega as opiniões ou idéias citadas por fontes bibliográficas de consulta.
Fica a critério da equipe docente envolvida a opção da forma como será feita a divisão interna deste conteúdo. A de uso mais corrente é a divisão por capítulos. Da divisão interna do conteúdo deverá constar: apresentação dos dados, análise de dados e discussão dos resultados encontrados.

VIII. CONCLUSÃO: nesta etapa do trabalho são expressos o(s) resultados da análise realizada, sempre em relação ao assunto que foi estudado. É muito comum não chegar-se a um resultado único, mas a tendências de possíveis resultados. Deve ser citado que essa conclusão apresenta uma contribuição para o melhor entendimento do assunto estudado que, por sua vez , colabora com a melhor compreensão do(s) tema(s) gerador(es) . A conclusão, à semelhança da introdução, não deve exceder o espaço de uma lauda, considerando-se toda a discussão foi feita na parte de conteúdo do trabalho.

IX. Apêndice e/ou anexos: os apêndices geralmente constituem desenvolvimentos do próprio aluno, para complementar o próprio raciocínio, sem prejudicar o núcleo do trabalho ( alguns textos de interesse, por exemplo). Os anexos são documentos nem sempre do autor, que servem de complemento ao trabalho e fundamentam sua pesquisa(formulários de pesquisa, transcrição de entrevistas, etc...). O apêndice e/ou anexos vêm colocados após a bibliografia.

X. Bibliografia: a bibliografia deverá ser apresentada de acordo com a ordem alfabética dos autores. Havendo mais de um título de mesmo autor, segue-se a ordem cronológica de publicação. A seqüência a ser seguida para indicação bibliográfica é: autor, título grifado ou em negrito, edição, local de edição, editora, data , volume,coleção, número de páginas. Exemplo:

SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 13ª ed., São
Paulo, Cortez Ed., 1986. 237p.

Observe-se, no exemplo acima, que a segunda linha deve iniciar-se a partir da quarta letra da linha anterior.

Quando a obra tem autor único, inicia-se com seu sobrenome, em maiúscula, seguido dos demais nomes, podendo o segundo nome ser abreviado pela inicial.

Quando a obra tem mais de um autor, segue-se a mesma regra.

Para títulos de artigos de revistas ou jornais, observadas as regras básicas citadas acima, devem apresentar negrito no título da revista ou jornal, e não no título do artigo.
Esse título deverá vir entre aspas.

Exemplo:
Pinto, J.N. “Programa explora tema raro na TV”, O Estado de São Paulo,
8/2/75 , pág.7.

No caso de endereços eletrônicos, quando há pesquisa realizada via internet, os mesmos deverão ser colocados logo após a relação de autores da bibliografia convencional.

Exemplo:
Endereços eletrônicos:
www.anhembi.br
www.britishmonarchy.gov

II. A Forma Gráfica do Trabalho:
Os trabalhos devem ser digitados em folha A4 branca, utilizando-se as fontes Arial ou Times New Roman, corpos 12 e 14, respectivamente. Para títulos em folha de rosto, utiliza-se caixa alta, negrito, corpo 16.
As páginas devem ser numeradas a partir do sumário, em posição visível, preferencialmente à direita da folha.

Os capítulos devem sempre ser iniciados numa nova página, ainda que exista espaço suficiente na página anterior, situando-se os títulos, em maiúsculas, em posição central na folha, numerados em algarismos romanos.

No que tange à encadernação, deve ser dada preferência às formas espirais, pela sua praticidade em termos de manuseio da equipe docente, para correção.

Importante: os alunos deverão entregar uma cópia do trabalho escrito ao professor orientador e ter uma cópia para preparação da apresentação oral do grupo

II. Normas de Avaliação:
A avaliação dos projetos interdisciplinares é expressa em dois momentos: a parte escrita e a parte oral.II. Avaliação da Parte Escrita:
Colaboração da Profª Maria do Carmo Negrini Fagundes

Dados técnicos
Tamanho da Folha: A4 (20 x 297 mm)
Configuração das páginas: margem esquerda 3,0 cm, margem direita 2,0 cm, margem superior 2,5 cm e margem inferior 2,5 cm.
Utilize a tecla TAB para fazer os parágrafos quando necessário.
Todo o texto deverá ser justificado para uma melhor apresentação do documento.
Utilize o mesmo tamanhos de letras nos textos para manter uma uniformidade.
Seja coerente na escolha da fonte de letra, pois muitas delas são difíceis de serem lidas na impressão.
Não abuse das cores, afinal é um trabalho sério.

Colaboração da Prof Nilson Noboru Fukuda

No hay comentarios:

Publicar un comentario